terça-feira, 4 de agosto de 2009

Oficina - Linguagem e cultura

RELATÓRIO: Linguagem e cultura
Relatório da oficina nº: 01 Turno: VespertinoÁrea: L. Portuguesa TP:01 -Unidades 01 e 02 Data: 14-abril-09/terça-feiraFormadora: Edson Lamblém TerezaNa tarde do dia catorze de julho de dois mil e nove, na Escola Municipal Luciano Silvério de Oliveira em Água Clara – MS, realizou-se a primeira oficina do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II. Às 13h15min. iniciamos a aula com a reflexão “Tecendo o amanhã”.
Após a leitura do texto, fizemos uma breve reflexão sobre a importância que fazemos nesse elo que constitui a aprendizagem, o papel que cada professor faz em transmitir conhecimento em seu dia a dia como agente transformador de nossa sociedade.
Em seguida fizemos um bingo com os nomes de cada professor presente para que cada um conheça seu amigo e suas origens e modo sendo o brinde para o vencedor um livro de sua escolha ao final da oficina.
Logo após o bingo com os nomes demos inicio ao estudo do TP 01Linguagem e Cultura no qual pude perceber a relação entre fala e escrita, isto é, dialeto e registro. Ao inicio foi muito complexo ao cursista perceber essa relação pois a eles eram um novo conceito que lhes eram apresentado e sua assimilação foi um pouco complexa a eles mas ao final fiou muito bem evidenciados os equívocos que como falantes criamos ao longo do tempo em relação sobre a norma culta e a linguagem coloquial.
Já o “Ampliando nossas referencias” ajudou ainda mais a esclarecer os conhecimentos de cada um em relação ao assunto apresentado pela unidade estuda.
Foi feito comentários em relação ao Avançando na Prática, das dificuldades e facilidades que os cursistas tiveram mostrando exemplos práticos que contribuem na interação da proposta. Devido sermos uma turma de apenas 06 cursista e um formador dividimos a turma em dois grupos de estudos nas oficinas os quais após a resoluções das atividades propostas nos ajuntamos e debatemos o tema proposto nesta oficina.
Foi interessante para mim essa oficina pois fez-me refletir sobre a extensão que a nossa cultura possui e sua diversidade e o tanto que temos que aprender. Penso sobre a importância de aprofundarmos nosso conhecimento de nossa própria cultura uma vez que ela forma os traços de nossa identidade como individuo pessoal e social.

3 comentários:

  1. Correção: relatório sobre Linguagem e cultura do TP01 Oficina 01

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi Tete
    Vou seguir seu blog.
    Alguma novidade?
    Um abraço.
    Angela Formadora Caarapó-MS

    ResponderExcluir